A gente dá valor para quem quer crescer junto com o Rio Grande

O Governo do Estado, através do Badesul, dá valor para quem quer crescer junto com o Rio Grande. E faz isso apostando no desenvolvimento de novos polos regionais.

A região da fronteira é um bom exemplo. E o empreendedorismo da família Pötter, agropecuarista tradicional, ajuda a ilustrar essa história.

A cinquentenária Estância Guatambu sempre foi pioneira no desenvolvimento e difusão de novas tecnologias, seja para a produção de grãos, como arroz, soja e milho, seja para a melhora da genética pecuária, sistema produtivo mais tradicional dessa região do estado.  

A partir dos anos 2000, a família decidiu inovar mais uma vez, inserindo um fator de reconversão produtiva na sua propriedade rural: a produção de vinhos. E o Badesul ajudou a implantar mais esse projeto de sucesso.

Contando com solo, clima e temperatura ideais da Região da Campanha, iniciou-se o projeto de produção de uvas viníferas de Dom Pedrito, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália. Nascia a Vinícola Guatambu, que encontrou no Badesul o parceiro com a agilidade necessária para viabilizar seus projetos.

Já em 2013, também com o apoio do banco, a vinícola foi capaz de acelerar a implantação da sua estância enoturística, situada a apenas 14 km de Dom Pedrito, e comprar equipamentos nacionais através do BNDES Automático e Finame PSI.

Ao apoiar a Vinícola Guatambu, o Governo do Estado e o Badesul investem no desenvolvimento regional e no sucesso do enoturismo e da vitivinicultura na Região Sul. Dando mais um exemplo de diversificação que gera empregos e riquezas para o estado inteiro.